Notícias

Países assinam Acordo de Reconhecimento Mútuo em SP

Medida agilizará processos de importação e exportação de mercadorias

13 de maio de 2022

Autoridades governamentais das aduanas de 11 países, envolvendo as áreas da saúde e da agricultura, estarão reunidas no próximo dia 18, em São Paulo, para assinarem o Acordo de Reconhecimento Mútuo Regional (ARM). Com a medida, as fronteiras destes países estarão alinhadas nos procedimentos legais agilizando os processos de importação e exportação de mercadorias.

Integrado, o grupo poderá garantir maior eficiência em Gestão Coordenada de Fronteiras, com benefícios para os governos, que operarão de maneira equânime, com ganhos de tempo e com economia para as agências aduaneiras e, por decorrência, para as empresas, notadamente as que participam do programa brasileiro Operador Econômico Autorizado (OEA). “As empresas OEA com benefícios no Brasil terão replicados seus benefícios nos demais países o que se traduz em operações de exportação de maneira ágil que se refletirá no custo final do processo e da mercadoria”, analisa o consultor sênior do Instituto Aliança Procomex, César Garcia.

Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Costa Rica, Guatemala, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai atuarão integrados contribuindo diretamente para que a cadeia logística opere com segurança e evite também o trânsito de produtos ilícitos como drogas e armas. A assinatura do Acordo integra a programação do VIII Seminário Internacional OEA – Gestão Coordenada de Fronteiras: O Programa OEA e o e-commerce, promovido pelo Instituto Aliança Procomex, em parceria com a Secretaria da Receita Federal, nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Renaissance, em São Paulo.

Informações e inscrições: http://www.procomex.org.br/2022/02/07/gestao-coordenada-de-fronteiras-o-programa-oea-e-o-e-commerce/

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados sugerem soluções extrajudiciais durante a crise

Pedidos de recuperação judicial cresceram 68,6% em maio

Notícias

José Miguel Garcia Medina comenta mudanças na Constituição

Obra do professor também traz material complementar em formato digital