Notícias

Número de candidatos a vereador sobe 51% em SP

Advogado destaca aumento da participação feminina

23 de setembro de 2020

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu até a última terça-feira (22) 1.927 pedidos de registro de candidatura a vereador para o município de São Paulo, uma alta de 51,8% em relação às eleições de 2016. Assim, são 35 candidatos para cada uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal.

Reportagem do G1 destacou o aumento do número de mulheres candidatas. Em 2016 , eram 393, ou 31% do total, contra 688 registros de candidatas mulheres em 2020, ou 35% do total.

Ao portal, o cientista político e especialista em Direito Público Marcus Vinícius Macedo Pessanha, do Nelson Wilians & Advogados Associados, avaliou que o aumento da participação feminina nas eleições é resultado de uma trajetória bem longa de avanços que deve se consolidar.

“Esse número maior de mulheres se candidatando é resultado de uma luta que vem sido construída há um bom tempo, seja na conquista do direito ao voto, à liberdade sexual, a leis como a Maria da Penha e à discussão sobre equidade salarial, direitos que vêm sendo conquistados. A tendência é a de que a participação feminina na política venha a se consolidar e a aumentar ainda mais. É uma vitória. Não se trata de um ponto de chegada e nem de partida, mas mais uma parte de uma trajetória que vem sendo batalhada com muito sacrifício, argumentação e à custa de sangue”, disse Pessanha.

 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresas podem adotar flexibilizações simultâneas com empregados

Suspensão de salário não deve ocorrer sem auxílio do governo, defende advogada

Notícias

Vazamento de dados na Saúde pode gerar ações de reparação de danos

Especialistas explicam aplicação da LGPD em caso envolvendo o governo

Send this to a friend