Notícias

Número de candidatos a vereador sobe 51% em SP

Advogado destaca aumento da participação feminina

23 de setembro de 2020

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

O Tribunal Superior Eleitoral recebeu até a última terça-feira (22) 1.927 pedidos de registro de candidatura a vereador para o município de São Paulo, uma alta de 51,8% em relação às eleições de 2016. Assim, são 35 candidatos para cada uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal.

Reportagem do G1 destacou o aumento do número de mulheres candidatas. Em 2016 , eram 393, ou 31% do total, contra 688 registros de candidatas mulheres em 2020, ou 35% do total.

Ao portal, o cientista político e especialista em Direito Público Marcus Vinícius Macedo Pessanha, do Nelson Wilians & Advogados Associados, avaliou que o aumento da participação feminina nas eleições é resultado de uma trajetória bem longa de avanços que deve se consolidar.

“Esse número maior de mulheres se candidatando é resultado de uma luta que vem sido construída há um bom tempo, seja na conquista do direito ao voto, à liberdade sexual, a leis como a Maria da Penha e à discussão sobre equidade salarial, direitos que vêm sendo conquistados. A tendência é a de que a participação feminina na política venha a se consolidar e a aumentar ainda mais. É uma vitória. Não se trata de um ponto de chegada e nem de partida, mas mais uma parte de uma trajetória que vem sendo batalhada com muito sacrifício, argumentação e à custa de sangue”, disse Pessanha.

 

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

AGU publica editais de concurso para formados em Direito

São 300 vagas para advogado da União, procurador federal e procurador da Fazenda

Notícias

Projeto dá fôlego a empresas, dizem especialistas

PL suspende por 30 dias ações judiciais de cobrança de dívidas vencidas