Notícias

Melhor forma de combater fake news é não propagá-las, diz advogado

Pandemia contribui para disseminação de notícias falsas

30 de outubro de 2020

rawpixel.com / Freepik

A melhor forma de combater a desinformação é quebrando a corrente de propagação das notícias falsas. Essa é a opinião do advogado Sergio Vieira, sócio diretor do Nelson Wilians Advogados Associados.

“O cidadão pode combater a propagação de fake news com medidas simples, basta checar a veracidade e não compartilhar”, destaca Vieira.

O advogado explica como é possível checar a veracidade das notícias: desconfiar de manchetes sensacionalistas, verificar se a mensagem contém erros de português, se atentar à data da notícia enviada, pesquisar no Google se a notícia foi publicada em outros sites e checar em sites confiáveis a origem da informação recebida.

“Não basta uma lei se não houver ações efetivas no dia a dia e denúncias”, diz Vieira.

A Lei Federal n°13.834/19, que prevê pena de dois a oito anos de prisão, além de multa, para quem fizer denúncia falsa com finalidade eleitoral, pune apenas fake news relacionadas às eleições. Portanto, todas as demais ficam em um limbo.

Ainda segundo o advogado, o  problema cresceu neste ano em função da pandemia do coronavírus, com informações falsas que apenas alimentam teorias da conspiração e propagam desinformação, além de, muitas vezes, aumentarem preconceitos. Nas eleições, o problema tende a se agravar.

“Com a pandemia, a campanha eleitoral tende a ser ainda mais virtual, o que contribui para a propagação de notícias falsas e a desinformação. Lamentavelmente, não evoluímos muito no combate às fake news desde a última eleição em 2018”, afirma.

Notícias Relacionadas

Notícias

PL prevê parcelamento para contribuintes afetados por fim da “coisa julgada”

Projeto apresenta seis planos de pagamento, com prazos de 20, 15, 10, 5 e 2,5 anos

Notícias

Justiça absolve réu que fez falsificação grosseira de CNH

Para relatora do recurso, documento era incapaz de ludibriar policiais