Notícias

Maioria do STF vota para manter prisão de André do Rap

Caso gerou divergência entre Fux e Marco Aurélio Mello

15 de outubro de 2020

STF/Divulgação

Com seis votos, o STF (Supremo Tribunal Federal) já tem maioria a favor da posição do presidente da Corte, Luiz Fux, para determinar a prisão de André de Oliveira Macedo, o André do Rap, condenado por tráfico de drogas e apontado como um dos chefes do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Dias Toffoli seguiram o posicionamento de Fux. Faltam votar Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello.

Na semana passada, Marco Aurélio Mello concedeu habeas corpus para André do Rap. Ele se baseou no artigo 316 do Código de Processo Penal, segundo o qual uma prisão preventiva (provisória) se torna ilegal se não é reanalisada a cada 90 dias pelo juízo responsável. Posteriormente, Fux derrubou a decisão do colega.

Ao UOL, o advogado Marcellus Ferreira Pinto afirmou que a decisão corrige uma “aberração jurídica”. Segundo ele, o Supremo é mais indulgente com traficantes do que com políticos e empresários. “Não precisaria do pacote anticrime, nem de nenhuma inovação legislativa para que o Supremo reavaliasse prisões arbitrárias, o que não foi feito, por exemplo, durante a Operação Lava Jato. Tivemos casos de prisão preventiva que perduraram aí durante anos, presos preventivamente, sem nem sequer uma decisão colegiada”, disse.

Já o advogado criminalista Bruno Salles ressaltou que o resultado abre precedentes para que o presidente da Corte revogue cada vez mais decisões de ministros. “A ministra Rosa Weber disse em sua fala que, apesar de ter votado a favor da prisão, vê com ressalvas tal atitude.”

Foto: STF/Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresa pode responder por saúde mental de trabalhador

Justiça pode fixar pagamento de indenizações, diz advogada

Notícias

PL traz poucas mudanças no Direito Concorrencial, avalia advogado

Veto a trecho que ampliava poderes de síndico é questionado