Notícias

Mãe deve prestar contas sobre pensão alimentícia, decide STJ

Para advogado, artigo do Código Civil determina a medida

27 de maio de 2020

Em casos específicos, a mãe deverá prestar contas sobre a pensão alimentícia recebida do ex-marido. Esse é o entendimento dos ministros da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

O julgamento em questão foi de um recurso de um pai contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) que não concedeu a prestação de contas. Ele buscava a indicação dos gastos com a pensão de 30 salários mínimos. A decisão ocorreu por 3 votos a 2. O desempate foi feito pela ministra Nancy Andrighi.

Ao Valor, o advogado do pai, Márcio Casado, alegou no processo que o parágrafo 5º, do artigo 1.583, do Código Civil, determina que a guarda unilateral obriga o pai ou a mãe que não a detenha a supervisionar os interesses dos filhos. E, para possibilitar tal supervisão, de acordo com o dispositivo, “qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos”.

“Estávamos aguardando há tempos uma decisão dessa forma para casos gerais porque a lei é clara sobre a prestação de contas”, afirma a advogada Ana Luisa Borges, sócia do Peixoto e Cury Advogados. Para ela, o julgado é um reforço à lei, apesar de geralmente as decisões não serem nesse sentido. “O STJ não trata de fatos, mas de direitos. Ele reconheceu a validade do artigo 1.583”, diz.

Notícias Relacionadas

Notícias

Empresas devem ficar atentas às mudanças de alíquota do IPI

Cálculo do novo percentual das alíquotas ainda gera dúvidas

Notícias

Impeachment de ministro do STF é improvável, dizem advogados

Especialistas não veem razão para pedidos apresentados