Notícias

Investigação contra Lula baseada em LSN é criticada por advogados

Dispositivo era utilizado na ditadura para enquadrar e perseguir opositores ao governo

2 de fevereiro de 2020

Ricardo Stuckert/Divulgação

A utilização da Lei de Segurança Nacional para investigar o ex-presidente Lula (foto) por declarações sobre possíveis vínculos do presidente Jair Bolsonaro e de sua família com as milícias foi criticada por advogados consultados pela revista Consultor Jurídico. O dispositivo era usado na ditadura para enquadrar e perseguir opositores ao governo.

Doutor em Direito Penal pela USP, Conrado Gontijo comenta que não foi para situações como essa que a lei foi criada. “A informação de que o ministro Sergio Moro determinou a instauração de procedimento investigatório, em face do ex-presidente Lula, para apurar possível violação à Lei de Segurança Nacional, causa enorme perplexidade. Não há perigo no discurso de Lula em lesar os alicerces da democracia e do Estado de Direito”.

A constitucionalista Vera Chemim diz que a situação é fruto da polarização política. “A fundamentação jurídica remete ao artigo 138, do Código Penal, que disciplina o crime de calúnia e ao artigo 26, da Lei de Segurança Nacional que dispõe sobre o ato de caluniar ou difamar o presidente da República.”

O criminalista Fernando Castelo Branco lembra que Moro tem autoridade para fazer com que a Polícia Federal apure crimes contra o presidente da República. “Agora essa mesma PF, que na visão do Moro, deveria apurar e tutelar um eventual crime do ex-presidente Lula também tem a legitimidade e o dever funcional de apurar a conduta do atual presidente da República em relação as ofensas contra a jornalista Patrícia Campos Mello”, diz.

Para Castelo Branco, as ofensas proferidas pelo presidente contra a jornalista configuram crime de responsabilidade e a PF teria o dever de investigar. “O presidente não está salvaguardado de um manto inescusável de condutas seja lá quais forem. Na investidura do cargo de mais alto grau do executivo está implícito a civilidade e o decoro”, completa.

 

Clique aqui para ler mais.

Notícias Relacionadas

Notícias

TJ-SP lança sistema para solicitação de medicamentos

Acordo entre instituições viabiliza resposta em até 72 horas

Notícias

Com decisão sobre Lula, mais processos podem ser anulados

Advogados avaliaram determinação do ministro Edson Fachin