Notícias

Investigação sobre Eduardo Paes ainda interfere em pleito, diz advogado

Processo sobre repasses da Odebrecht foi para a Justiça Federal

11 de setembro de 2020

Tânia Rêgo/Agência Brasil

O juiz Flávio Itabaiana, da 204ª Zona Eleitoral, transferiu da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro para a Justiça Federal a investigação relacionada aos cinco depósitos no exterior feitos pela Odebrecht e supostamente direcionados ao ex-prefeito Eduardo Paes. Os recursos teriam como objetivo a campanha à reeleição à prefeitura carioca em 2012.

A investigação do Ministério Público concluiu que foram transferidos cerca de US$ 5,5 milhões para fora do Brasil. No entanto, a Justiça fluminense entendeu que não há provas de que o valor foi destinado a financiamento de campanha, via Caixa 2.

Em entrevista à Bandnews, o advogado Marcus Vinicius Pessanha, mestre em Direito Administrativo e Regulatório do Nelson Wilians & Advogados Associados, explicou que, mesmo saindo da Justiça Eleitoral, a investigação na esfera criminal pode trazer complicações políticas para Paes.

A Justiça Eleitoral aceitou denúncia do Ministério Público do Estado que acusa Paes e o aliado político do ex-prefeito, deputado federal Pedro Paulo, de corrupção, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Paes classificou a ação como uma tentativa de interferir no processo eleitoral, já que ele pretende concorrer novamente ao cargo este ano. O deputado federal Pedro Paulo também classificou o caso como “uso político de instrumentos da Justiça para interferir na eleição”.

 

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Patente de utilidade não impede violação da patente principal, diz STJ

Invenção principal não pode ser utilizada na composição do produto apontado como infrator

Notícias

Carf suspende sessões de julgamento por falta de quórum

Paralisação foi causada por greve de auditores