Notícias

Intraempreendedorismo no Fragata e Antunes gera aplicativo inovador

Projeto App Spaces permite a reserva de espaços e a comunicação entre as equipes

13 de abril de 2022

Inspirado pela publicação de um artigo sobre intraempreendedorismo de autoria de Gilberto Santos, seu diretor financeiro, que mostrava quão produtivo para empresas criativas é o papel dos funcionários no desenvolvimento de novos produtos e serviços, o Fragata e Antunes Advogados decidiu incentivar ideias inovadoras entre os seus colaboradores. E criou em 2021 o Projeto Click — concurso interno cujo nome remete à expressão “ter um click”, ter um estalo de imaginação.

Em sua primeira edição, o Click recebeu a inscrição de 12 projetos. Em primeiro lugar ficou o projeto batizado de App Spaces, destinado à reserva de espaços e comunicação entre as equipes, muito útil em tempos de pandemia e isolamento social. O segundo lugar ficou com o projeto Academia de Líderes Fragata e Antunes, para estímulo de formação de novos líderes no escritório.

“Por meio do App Spaces, é possível ao nosso colaborador reservar uma sala de reuniões ou uma mesa para passar o dia trabalhando no escritório, numa de nossas seis unidades próprias, informando ainda quais recursos de tecnologia e humanos precisará no espaço físico, otimizando o espaço de acordo com o protocolo para prevenção da Covid-19”, afirma Ricardo Alves, DPO e head de tecnologia da banca.

Alves explica que esse aplicativo emite comunicados para todos os colaboradores sobre notícias relacionadas ao escritório, clientes, novidades, novos procedimentos etc. O App está integrado ao Painel Conecta, que concentra todos os softwares adotados pelo escritório, que permitem enviar e receber e-mails; peticionar a partir de um questionário inteligente; acompanhar transmissões ao vivo de eventos, assistir vídeos de treinamento e capacitação, solicitar suporte; extrair relatórios de jurimetria; negociar acordos; fazer e receber ligações telefônicas e de videoconferência pela nuvem. Permitem, ainda, solicitar o desenvolvimento  de robôs e monitorar o funcionamento deles; acessar todos os softwares dos clientes e dos Tribunais; solicitar o protocolo de petições; acompanhar indicadores de prazos, audiências, publicações e tarefas, pesquisar jurisprudência etc.

Com a pandemia, o Fragata e Antunes adotou o trabalho em regime de home office. “Para aprimorar a comunicação, criamos uma ‘onepage’, conceito do Legal Design, dentro de nosso principal software, com desenvolvimento inteiramente interno, que permite acesso aos demais sistemas, concentrando a autenticação dos usuários. A nossa ‘onepage’ é um layout de apenas uma página com todas as informações necessárias, ordenadas de maneira estratégica e otimizada, permitindo que todos os mais de 400 colaboradores possam acompanhar indicadores, acessar outros softwares e fazer solicitações”, complementa Andressa Barros, CEO do escritório.

De acordo com a executiva, essa concentração de acessos no App Spaces e Painel Conecta, numa única plataforma, “permitiu a simplificação da rotina de trabalho de nossos colaboradores, com significativo aumento de produtividade. Em pesquisas realizadas em 2021 e 2022 obtivemos excepcionais resultados de satisfação, inclusive com feedbacks positivos de nossos clientes”. Na pesquisa mais recente (março de 2022), que contou com a participação de 119 colaboradores, o Painel Conecta foi bem avaliado, pois é de fácil navegação, intuitivo, com conteúdo claro e design adequado. A nota média foi de 4,48 (máximo de 5).

Notícias Relacionadas

Notícias

STF julga no dia 29 exclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins

AGU quer “modulação” de decisão para evitar prejuízo aos cofres

Notícias

Estudo do ITCN mostra como funcionam BCs na Ásia e Oriente Médio

Instituto analisou bancos centrais de 19 países, como Israel e China