Notícias

Incertezas na economia mundial afastam investimentos em startups

“Unicórnios”, empresas que alcançaram valor de mercado de US$ 1 bi, anunciaram várias demissões

30 de junho de 2022

Os investimentos em startups vêm diminuindo em 2022. Muitos “unicórnios”, as empresas que alcançaram valor de mercado de US$ 1 bilhão, anunciaram recentemente várias demissões.

Para especialistas ouvidos por LexLatin, as incertezas atuais vivenciadas pelo mercado, em função da guerra entre Rússia e Ucrânia, e o aumento da taxa básica de juros pelo Federal Reserve (FED), o Banco Central dos Estados Unidos, promovem um cenário de inflação generalizada e sinalizam a necessidade de cautela.

“Isso promove a fuga de capitais eventualmente aplicados em países emergentes, tradicionalmente de maior risco, que por sua vez retornam às economias dos países centrais, cuja aplicação é redirecionada a investimentos de baixo risco, atualmente com melhor rentabilidade, justamente devido ao aumento na taxa básica de juros”, afirma Victor Hugo Brito, sócio de Direito Societário e Compliance do BBL Advogados.

O advogado Hélio João Pepe, sócio do SGMP Advogados, destaca que juros altos são “destrutivos” para a capacidade de financiamento de startups. 

“Quando analisa a viabilidade de investimento, tão necessário para o universo das startups, o investidor analisa o potencial de retorno e se essa oportunidade justifica o risco. Desse modo, juros altos, que estão sendo mundialmente elevados para conter o excesso de liquidez são altamente destrutivos para o ambiente de financiamento de startups”, avalia Pepe.

Brito recomenda ainda o “aperfeiçoamento da governança corporativa da startup”. “Com o mapeamento dos processos internos e otimização dos custos, o investidor consegue projetar seus riscos de forma mais segura e assim a startup consegue incrementar o chamado valuation, o valor de mercado”, diz.

 

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Becomex tira dúvidas sobre o Novo Processo de Importação

Rafael Schroeder (foto), diretor de Trade Compliance da empresa, será um dos palestrantes

Notícias

Blogueira tem prisão preventiva trocada por proibição de uso de internet

Cristiano Zanin considerou suficiente a fixação de medidas cautelares