Notícias

Governo deve anunciar novas medidas para preservar empregos

Programa deve ser nos moldes das MPs 936 e 927, editadas no ano passado

26 de abril de 2021

A exemplo do ano passado, o governo prepara um novo pacote de normas trabalhistas para dar fôlego às empresas. Advogados ouvidos pelo Correio Braziliense concordaram que o momento exige o anúncio de novas medidas para conter o desemprego.

Na análise dos especialistas, o novo normativo deve unificar as MPs 936 e 927, editadas em 2020. A primeira autorizou a redução de jornada de trabalho, com proporcional redução de salários, somados ao recebimento, pelo empregado, do benefício emergencial a cargo do governo, em percentuais complementares aos da redução salarial e em valores similares aos do seguro desemprego. A segunda autorizou que importantes medidas pudessem ser tomadas diretamente pelos empregadores, como a adoção do home office, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas e facilitação do uso do banco de horas, entre outras.

“O teor da norma é a manutenção do vínculo empregatício, vislumbrando que as empresas que correm o risco de encerrar suas atividades em razão de restrições sanitárias sejam amparadas e, consequentemente, o empregado seja preservado. Portanto, encontra apoio na Constituição e na legislação trabalhista, considerando o grande impacto que a pandemia tem causado na situação econômica e financeira das empresas”, disse Bruna Brito Alexandrino, especialista em Relações do Trabalho no Diamantino Advogados Associados.

“A nova MP poderá flexibilizar, ainda, o prazo para o banco de horas firmado no acordo individual. A CLT determina que o prazo máximo é de seis meses. Possivelmente, esse prazo será majorado para 18 meses”, sugeriu Rodrigo Marques, do núcleo trabalhista do Nelson Wilians Advogados.

Donne Pisco, sócio-proprietário do Pisco & Rodrigues Advogados Associados, considerou a iniciativa do Executivo “oportuna e necessária”. A edição de novo ato normativo é urgente, reforçou. “A continuidade da pandemia e os reflexos econômicos dela decorrentes impõem soluções que não podem se submeter aos instrumentos tradicionais de negociação, que exigem a intervenção do sindicato e a celebração de convenções ou acordos coletivos de trabalho”, destacou.

Notícias Relacionadas

Opinião

Conflito de competência entre entes da federação em tempos de pandemia

Medidas de enfrentamento ao vírus envolvem uma série de restrições a direitos

Notícias

Projeto Comprova rebate vídeo sobre atuação do governo na Amazônia

Coletivo apontou série de erros em produção que circulou na internet