Notícias

Google é acusado de concorrência desleal

Processo é o maior do tipo em 20 anos nos EUA

23 de outubro de 2020

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu, na última terça-feira (20), um processo contra o Google – acusado de usar seu poder de mercado para impedir a concorrência.

De acordo com a acusação, o gigante de buscas abusa do seu poder ao pagar outras empresas – como fabricantes de celulares e operadoras – para manter seu sistema como o padrão. Dessa maneira, também dominaria o mercado de anúncios nessas páginas.

O processo é o maior do tipo em 20 anos nos EUA, e deve se estender por vários anos.

Um dos argumento da defesa é que, assim “como inúmeras outras empresas”, o Google pagaria para promover os seus serviços.

“Outros mecanismos de pesquisa, incluindo o Bing, da Microsoft, competem conosco por esses acordos. E nossos contratos foram avaliados por repetidas avaliações antitruste”, disse o Google.

Consultada pelo G1, Maria Cibele Crepaldi, sócia do Costa Tavares Paes Advogados, diz que isso não é uma garantia de que a companhia não tenha realizado práticas ilegais. “O fato de outras empresas fazerem o mesmo não quer dizer nada”, afirma.

“Talvez a forma como as outras empresas façam podem não implicar na forma de concorrência. Tudo tem que ser verificado. Da mesma forma como o Departamento de Justiça vai ter que mostrar (que acusações se sustentam)”, complementou.

Notícias Relacionadas

Notícias

CPMI pode propor acordo de delação, diz Advocacia do Senado

Possibilidade surgiu após depoente se calar diante de perguntas

Notícias

STJ autoriza exumação em investigação de paternidade

No caso analisado, parentes se recusaram a fornecer material genético