Notícias

Funcionário deve assinar declaração caso se recuse a fazer exame demissional

Retenção da carteira de trabalho acarreta multa administrativa para a empresa

14 de abril de 2022

A legislação trabalhista determina no seu artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho que todo o trabalhador deve realizar exames médicos tanto antes da contratação, o chamado admissional, quanto no momento da demissão, conhecido como demissional.

Entretanto, alguns funcionários se recusam a fazer o exame demissional como forma de tentar penalizar a empresa. Nesses casos, “alguns empresários cogitam como forma de pressão, reter a carteira do funcionário até que este apresente o exame demissional, contudo essa medida não é aceita juridicamente e pode trazer uma série de dores de cabeça ao empregador”, assinala a advogada Sabrina Marcolli Rui, especialista em Direito Tributário.

Sobre essa forma de punição, é importante destacar que “a retenção da carteira de trabalho do funcionário além das 48h previstas legalmente, acarreta multa administrativa para a empresa em valor que pode chegar até o valor de um salário percebido pelo funcionário”, alerta a especialista.

Assim, nesses casos, muitos empresários se questionam sobre como proceder nessas situações, já que não podem reter a carteira de trabalho do funcionário e tampouco ficar sem a realização do exame demissional para encerramento do contrato de trabalho de forma regular.

Sobre isso, “é importante que o empregador nessas situações primeiramente marque o exame para o funcionário e oriente-o que todas as despesas para sua execução (tais como custo do próprio exame, locomoção etc) serão de cargo exclusivo da empresa, ou seja, o funcionário não irá ter gasto algum para a realização do exame”, orienta a advogada Sabrina Rui.

Se mesmo assim o funcionário se recusar a fazer o exame, “a empresa deverá fazer uma declaração na qual o funcionário irá assinar informando que se recusou a fazer o exame”, explica a advogada.

Por fim, se houver a recusa do funcionário em assinar essa declaração, essa poderá ser suprida pela assinatura identificada de duas testemunhas que devem acompanhar essa situação.

Notícias Relacionadas

Notícias

AGU celebra mais de 500 mil conciliações de janeiro a agosto

Segundo órgão, número de acordos celebrados cresceu 142% em 2023

Notícias

DPU abre inscrições para ouvidoria da sociedade civil

Eleição vai definir lista tríplice a ser enviada para Conselho Superior decidir