Notícias

TV pública feriu Constituição ao mandar abraço a Bolsonaro em jogo

TV Brasil transmitiu partida pelas Eliminatórias

15 de outubro de 2020

Lucas Figueiredo/CBF

O duelo entre Brasil e Peru, em Lima, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, foi transmitido pela TV Brasil na última terça-feira (13). Na ausência de uma TV aberta para exibir a partida, o evento foi disponibilizado por uma emissora pública.

Chamou a atenção o fato de o narrador do jogo mandar um abraço ao secretário-executivo do Ministério de Comunicações, Fábio Wajngarten, ao presidente da CBF, Rogério Caboclo, e ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ao portal Lei em Campo, a advogada especialista em Direito Constitucional Vera Chemim, considerou o ato “inconstitucional”. Isso porque o artigo 223 da Constituição Federal, bem como a Lei 11.652/2008, que tratam da radiodifusão no Brasil, trazem o princípio da complementaridade.

Ou seja, “a TV pública tem que explorar temas de interesse público e não fazer propaganda de atos do governo com conteúdo voltado para cidadania e uma comunicação autônoma. Esse tipo de propaganda pessoal acaba com a natureza pública e a independência da emissora, além de ferir a lei e a Constituição Federal”, disse Chemim.

 

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ admite recurso para que STF examine anulação do júri da Boate Kiss

Ministério Público Federal entrou com recurso contra acórdão da Sexta Turma

Notícias

Justiça anula delação premiada feita por advogado contra cliente

Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça considerou ilícita conduta do profissional