Notícias

Estados podem restringir transportes sem aval da União

Medidas devem estar embasadas em critérios técnicos e científicos, segundo STF

7 de maio de 2020

Por maioria, o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira (6) que estados e municípios podem estabelecer restrições de transporte durante a pandemia do novo coronavírus, sem necessidade de aval da União. Os ministros entenderam que a adoção das medidas devem estar embasadas em critérios técnicos e científicos, mas não precisam necessariamente seguir as normas de órgãos federais.

A decisão envolve o transporte entre diferentes municípios de um mesmo estado ou dentro de uma mesma cidade – mas não atinge o transporte interestadual, que é um assunto de competência da União.

“A competência dos Estados e municípios, assim como a da União, não lhes conferem carta branca para limitar a circulação de pessoas e mercadorias com base, unicamente, na conveniência e na oportunidade do ato”, destacou o presidente da Corte, Dias Toffoli.

Nesse sentido também se manifestaram os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o decano do STF, Celso de Mello.

Para a advogada Vera Chemim, mestre em direito público administrativo pela FGV-SP, a decisão do STF foi acertada.

“Diante da atual conjuntura sanitária, a decisão da Corte se reveste sobretudo, de razoabilidade e proporcionalidade, uma vez que embaraços de natureza burocrática só iriam travar a operacionalização de ações estaduais e municipais, para o combate à doença”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Entenda

Entenda as mudanças nas relações de trabalho dos motoristas

Em julho, STF considerou inconstitucionais diversos trechos da Lei dos Caminhoneiros

Notícias

Pena pode aumentar quando ex-marido ameaça vítima para desistir de divórcio

Decisão é da Quinta Turma do STJ, que julgou caso com tais peculiaridades