Notícias

ESG ganha importância cada vez maior nas empresas

Hoje, o produto ou o serviço que a empresa entrega não é tudo, diz advogada

25 de abril de 2022

O ESG (em português, Ambiental, Social e Governança) tem ganhado cada vez mais destaque entre as organizações da sociedade. Imaculada Gordiano, advogada especialista e sócia fundadora do escritório Imaculada Gordiano Sociedade de Advogados, explica que as práticas tornam-se mais relevantes pelo momento que a sociedade passa.

“Hoje, o produto ou o serviço que a empresa entrega não é tudo – a sociedade está olhando, cada vez mais, para o processo completo que compõe o produto final, disposta até a pagar mais às organizações que se adequam a políticas de governança social e corporativa mais sustentável”, comenta.

A proteção do planeta é um dos principais critérios de decisão na hora da compra de 63% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada pela consultoria PwC em 2021. Para Imaculada, pensar no meio ambiente e na sociedade em que a organização está inserida é primordial. “Com a tendência digital, as empresas podem pensar em reutilização de equipamentos e recursos, também na digitalização de processos ou estímulo à eficiência energética com tecnologia verde”, comenta.

A sócia fundadora do escritório IGSA exemplifica algumas ações ESG que empresas devem adotar como práticas internas, dentre elas, a promoção da cultura de diversidade e inclusão; condições para o aleitamento materno às mães colaboradoras; ações e contratações entre membros da comunidade e respeito às legislações trabalhistas.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Lei anticorrupção completa 10 anos

Norma tem apoio, mas sistemas de compliance ainda são considerados imaturos

Notícias

Desistência antes da citação do réu isenta pagamento de custas adicionais

Terceira Turma do STJ reformou decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais