Notícias

Empresa de petróleo deve recolher ISS onde exerceu atividades provisoriamente

Justiça do Rio de Janeiro afastou cobrança do tributo pela prefeitura da capital do estado

10 de agosto de 2022

Ratfink1973/Pixabay

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que uma empresa não deve recolher o Imposto Sobre Serviços (ISS) à capital fluminense por conta de serviços de perfuração de poços terrestres e exploração de petróleo para a Petrobras. Isso porque o imposto devido já havia sido recolhido nas cidades onde os serviços haviam sido realizados em Catu (Bahia) e em Mossoró (Rio Grande do Norte).  A empresa é uma prestadora de serviços do ramo de óleo e gás.

Segundo o tributarista Rodrigo Bevilaqua, sócio do escritório Cescon Barrieu, que atuou no caso, é comum que empresas que realizem serviços de perfuração e exploração de petróleo mobilizem grandes estruturas que incluem sondas, maquinário e recursos humanos trabalhando 24 horas por dia em pequenas cidades, o que caracteriza verdadeiras unidades operacionais autônomas que movimentam recursos na cidade.

“Ainda que não haja a regularização jurídica dessa estrutura, reconhece-se que há um estabelecimento temporário ou provisório de fato. Em se comprovando que há essa estrutura, os impostos são recolhidos no local onde a atividade está sendo desenvolvida, ainda que a empresa emita a nota fiscal a partir de sua matriz, o que geralmente ocorre no Rio de Janeiro ou em São Paulo. Há um impacto direto daquela atividade econômica na vida do município. Por isso, a lei reconhece a figura do estabelecimento temporário e impõe o pagamento do imposto naquela localidade”, explica ele, reforçando que esse é um entendimento baseado na Lei Complementar 116/2003.

Rodrigo explica que as regras que tratam do local do recolhimento do ISS causam insegurança para empresas que movem grandes estruturas não só na área de óleo e gás, mas também em outros setores, uma vez que pode haver a cobrança do imposto em duplicidade, tanto na cidade onde o serviço é realizado e o estabelecimento temporário é instalado, quanto na matriz da empresa que emite a cobrança contra o cliente.

“A lei possui suas regras, mas a sua aplicação ainda gera muitas discussões. Cabe à empresa demonstrar que o recolhimento já foi realizado de forma correta, inclusive com a demonstração da estrutura existente no local capaz de configurar uma unidade econômica ou profissional capaz de prestar os serviços contratados”, ressalta.

Foto: Ratfink1973/Pixabay

Notícias Relacionadas

Notícias

Cresce consulta sobre excludente de responsabilidade em contrato

Processos de fusões e aquisições desaceleraram em meio à pandemia

Notícias

Advogado pode escolher juízo para receber sucumbência

Recurso ao STJ pedia que execução ficasse no juízo que decidiu a causa