Notícias

Eleição no Rio só ocorreria com afastamento de vice

Após decisão do STJ, Cláudio Castro segue no lugar de Witzel

3 de setembro de 2020

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve nesta quarta-feira (2), por 14 votos a um, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afastado do cargo. O prazo, inicialmente, é de 180 dias, podendo mudar conforme o andamento das investigações. Com a decisão, o interino, Cláudio Castro, permanece à frente da administração.

À reportagem da Folha de S. Paulo, a advogada constitucionalista Vera Chemim explicou em quais casos poderia acontecer uma nova eleição para o cargo.

Segundo a especialista, a eleição para o cargo de governador, direta ou indireta, só aconteceria no caso do afastamento definitivo de Witzel e de seu vice.

O afastamento definitivo aconteceria em duas situações. Primeiro, se o político for condenado por crime de responsabilidade e sofrer um processo de impeachment. Segundo, se for condenado por crime comum com sentença transitada em julgado. O artigo 92 do Código Penal prevê como um dos efeitos da condenação a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo.

Já a Constituição determina no artigo 15 que a perda ou suspensão dos direitos políticos se dá no caso de condenação criminal transitada em julgado (após esgotadas as possibilidades de recurso).

 

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Plano de saúde não pode reduzir home care sem indicação médica

Para STJ, medida viola os princípios da boa-fé objetiva e da função social do contrato

Notícias

Ausência de prova de comunicação torna a renúncia ineficaz, diz STJ

Ministro apontou que rever decisão do TJ-SP exigiria o revolvimento de fatos e provas