Notícias

É preciso “orçamento de guerra” para sair da crise, diz advogado

Especialistas elogiaram medidas anunciadas até o momento pelo governo

24 de abril de 2020

Em webinar no dia 22 de abril, na Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP), advogados esclareceram os principais impactos jurídicos da Covid-19 para as organizações. De acordo com Geraldo Mascarenhas, sócio responsável pela área Tributária do Chenut Oliveira Santiago, o Brasil precisa de um orçamento “de guerra” para conseguir sair da crise.

Mascarenhas destacou os principais diferimentos de obrigações tributárias já anunciados pelos governo: o do FGTS por três meses; o do Simples Nacional por seis meses; o do PIS/Pasesp, da COFINS e da Contribuição Patronal (folha de pagamento) de 25/4 e 25/5 para 25/8 e 25/10; do IPTU e IPVA em diversos municípios e o deferimento de entrega de declarações/cumprimentos de obrigações acessórias.

Gisah Sá e Souza, especialista em direito Societário, Contratos e M&A e também sócia do Chenut Oliveira Santiago, destacou a possibilidade de adiamento do prazo para a realização das reuniões de sócios e assembleias gerais ordinárias, a possibilidade de participação de voto à distância e o registro junto às Juntas Comerciais retroativos dos efeitos dos atos societários.

Notícias Relacionadas

Notícias

Acordo entre tribunais superiores fortalece segurança jurídica

Integração permitirá atualização constante de advogados, juízes e promotores

Notícias

Projeto Comprova rebate vídeo sobre atuação do governo na Amazônia

Coletivo apontou série de erros em produção que circulou na internet