Notícias

Disputa por transmissão de jogos de futebol deve ir à Justiça

MP do governo contraria interesses da Rede Globo

24 de julho de 2020

A Medida Provisória 984, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, garante ao clube mandante dos jogos de futebol a prerrogativa exclusiva de negociar suas transmissões pela TV. Isso, no entanto, vai contra os interesses da Rede Globo, que detêm os direitos de veiculação das partidas.

Na última quarta-feira (22), a CBF publicou a tabela das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro com a transmissão em televisão aberta, fechada e pay-per-view. Nela estão previstas as transmissões de 13 partidas pelo canal TNT, da americana Turner, que não poderiam ser exibidas antes da edição da MP. Segundo reportagem do UOL, A insegurança jurídica gerada pela MP fatalmente levará a disputa aos tribunais.

“Vai dar uma briga boa na Justiça. Difícil de saber o desfecho. Vale o ato jurídico perfeito e o direito adquirido. Qualquer contrato previamente feito continua válido. A MP não pode ter efeito retroativo”, analisa a advogada constitucionalista Vera Chemim.

Para garantir o direito adquirido, restará buscar a Justiça. “A Globo pode entrar na Justiça e certamente a liminar será dada por ela ter um contrato assinado antes da edição da MP”, completa a advogada.

Segundo Chemim, os contratos baseados nessa MP, mesmo que ela não seja votada e caduque, serão válidos depois que a MP perder a validade.

 

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Notícias Relacionadas

Notícias

Pandemia gera guerra de liminares e conflito de competência

Especialistas defendem integração entre ações e responsabilidade

Notícias

Nunes Marques libera para julgamento primeiras ações do 8 de janeiro

Ministro é o revisor das ações penais relacionadas ao episódio