Notícias

Discussão sobre vacinação é precipitada, diz advogada

Possível obrigatoriedade em imunização divide opiniões

27 de outubro de 2020

A discussão sobre uma possível obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 vem provocando discussões acaloradas. Dois personagens estão no centro do debate: o presidente Jair Bolsonaro, contrário à medida, e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), favorável à imunização compulsória.

Entrevistada pelo Estadão, a advogada Cecilia Mello, do escritório Cecilia Mello Advogados e ex-juíza no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, avaliou a discussão como precipitada.

“Evidentemente, se fosse o momento adequado e houvesse um conflito, se poderia submeter isso à avaliação da Justiça. Só que essa questão da obrigatoriedade é absurdamente precipitada, completamente descabida. Estamos falando de uma vacina que cientistas e pesquisadores chamam de primeira geração, ou seja, é nova. Estamos falando de uma vacina cujos ensaios não acabaram ainda. Você não sabe ainda se é eficaz, por quanto tempo e em que faixas etárias. Como determinar obrigatoriedade de uma vacina que ainda não existe?”, questionou.

Segundo Cecilia, impor a exigência da imunização não significa forçar que os cidadãos recebam a substância no corpo. “O Brasil já tem mecanismos e tem seguido o calendário da Organização Mundial da Saúde quanto a vacinas obrigatórias há anos. As medidas não são laçar as pessoas no meio da rua e sair dando vacina. Você cria mecanismos de controle como carteira de vacinação para creche, escola e trabalho. A pessoa tem de mostrar que foi vacinada. E tem o Regulamento Sanitário Internacional, que o Brasil é subscritor. Portanto, se houver decisão em termos internacionais, vai ter barreira em portos e aeroportos de fronteiras. E pode também instituir barreiras no transporte terrestre viário entre Estados. Um país civilizado busca mecanismos de efetivar essa obrigatoriedade e o principal mecanismo é a informação. Essa barbaridade que estão fazendo na discussão vai acabar gerando questões ideológicas. Isso vai baixar esse potencial de credibilidade que a população tem na vacina”, explicou.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

AASP promove webinar sobre dialética trabalhista

A LGPD no campo do Direito do Trabalho será um dos temas abordados

Notícias

Projeto para combater fake news gera controvérsia

Dispositivo estabelece que manifestações de parlamentares em redes sociais seriam protegidas por lei