Notícias

Direito Penal não é solução contra pandemia, alertam advogados

Especialista alerta para consequências da criminalização de empresas

26 de maio de 2020

Seminário virtual organizado pelo IREE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa), em abril, debateu o Direito Penal em meio à pandemia do novo coronavírus.

O evento contou com a mediação do presidente do instituto, Walfrido Warde, e dos criminalistas Fernanda Tórtima, do escritório Bidino & Tórtima Advogados, Leandro Daiello, do Warde Advogados, Pierpaolo Bottini, do Bottini & Tamasauskas Advogados, Marco Antonio Marques e Thiago Nicolai.

Em sua participação, Tórtima alertou para a necessidade de contenção de medidas de persecução penal durante a epidemia. Atingidas pela crise econômica, empresas com dificuldades financeiras terão que dispensar empregados e deixarão de pagar credores, quadro que só se agravaria com a aplicação de punições drásticas a estas companhias, pontuou a advogada.

Tórtima ainda criticou a espetacularização de grandes operações da PF, onde empresas tiveram a atividade econômica inviabilizada, muitas vezes antes mesmo de investigações mais aprofundadas.

A advogada também defendeu o compartilhamento de leitos de hospitais entre instituições privadas e públicas no período da pandemia, ponderando que a empresa deve ser ressarcida de alguma forma pelo Estado.

Pierpaolo Bottini destacou que, mesmo em meio a uma pandemia, o Direito Penal não será solução para diminuir os riscos de contágio, como a determinação de prisão para aqueles que não obedecem o isolamento.

Leandro Daiello também disse não ver necessidade de uma maior utilização do Direito Penal. Segundo ele, a Polícia deve estar preparada para tratar do problema como uma questão de saúde pública, não como uma questão criminal.

O desembargador aposentado, hoje advogado, Marco Antonio Marques defendeu o desencarceramento, em especial para crimes não violentos, para diminuir a propagação da doença nos presídios.

Com a quarentena e as ruas mais vazias, Thiago Nicolai lembrou que, embora não esteja ocorrendo aumento da criminalidade nas cidades, há outras formas de crimes sendo praticadas, principalmente virtuais.

Notícias Relacionadas

Notícias

Nova lei contra violência doméstica é avanço, diz advogada

Especialista critica subutilização de orçamento para a área

Notícias

Atuação de advogados em site voltado ao consumidor pode gerar burocracia

Órgão do Ministério da Justiça acolheu pedido de comissão da OAB