Notícias

Direito autoral é base de disputa entre XP e S&P, avalia Saulo Stefanone Alle

XP recebeu notificações por divulgar em seu site ratings publicados pela Standard & Poor’s

28 de fevereiro de 2020

Saulo Stefanone Alle (foto), advogado especialista em contencioso estratégico do escritório Peixoto & Cury Advogados, falou ao Valor Econômico sobre a disputa na Justiça relacionada a direitos autorais que opõe a XP Investimentos e a agência de classificação de risco Standard & Poor’s.

A XP alega que recebeu duas notificações extrajudiciais da S&P ao longo de 2019, argumentando que a companhia brasileira estaria infringindo direitos de propriedade intelectual ao divulgar em seu site ratings publicados pela Standard & Poor’s.

Para a S&P, apesar de as informações estarem disponíveis sem custo na web, a divulgação delas pela XP dependeria de autorização expressa da Standard & Poor’s, a ser formalizada em contrato.

A XP pede ao Judiciário que declare não estar ocorrendo uma infração de direito autoral quando divulga em sua página na internet os ratings publicados pela S&P. Os advogados da companhia brasileira sustentam que “índices financeiros são informações factuais que não se enquadram no conceito de obras tuteladas pelo direito de autor”.

Stefanone recordou que a Lei nº 9.610, de 1998, que atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais, lista entre as obras intelectuais protegidas bases de dados e textos de obras científicas. A lei engloba, também, uma lista de exceções.

“Não é uma lista exaustiva: apresenta um conjunto de hipóteses [que não são protegidas pelo direito autoral], mas pode haver outras”, esclareceu, acrescentando que a XP adotou uma estratégia jurídica cautelosa.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Incompreensão do modelo jurídico ainda é desafio para avanço do Terceiro Setor

36ª Subseção da OAB de São José dos Campos discutiu tema em evento

Notícias

Morte de bicho de estimação poderá justificar falta ao trabalho

Projeto prevê licença para dono resolver procedimentos burocráticos