Notícias

Decreto que abria caminho para privatização do SUS é revogado

Parlamentares e sociedade civil se uniram contra proposta

29 de outubro de 2020

Após grande repercussão negativa, o Decreto 10.530, que abria caminho para a privatizações das unidades básicas de saúde (UBS) do SUS, foi revogado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (28).

Em entrevista à CNN Brasil, Bolsonaro disse que a repercussão inicial do decreto não foi boa e que a intenção do texto não seria privatizar o sistema público de saúde, mas sim estudar as condições de migração de pacientes para hospitais privados.

Parlamentares, membros da área da saúde e da sociedade civil, no entanto, se uniram contra a proposta desde sua promulgação.

Ao Congresso em Foco, o advogado constitucionalista Adib Abdouni destacou que o texto do decreto era extremamente genérico, uma vez que “qualificação da política de fomento ao setor de atenção primária à saúde” poderia se equiparar também a outras propostas dentro de parcerias público-privadas já existente, como as Organizações Sociais de Saúde (OSS).

Ainda segundo Abdouni, o texto buscava criar um cenário favorável à privatização de unidades básicas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sob a afirmativa de se imprimir ao sistema de saúde, modernização e melhora da operação.

“A proposta se expõe à vício de inconstitucionalidade intransponível, pois as unidades básicas de saúde exigem estruturação, manutenção e execução que, por expressa previsão constitucional, competem ao poder público”, disse.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Advogados e empresários são a maioria entre eleitos para a Câmara

Números são de levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

Notícias

Comissão do Senado aprova pena de até oito anos para crime de pirâmide financeira

Proposta segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça