Notícias

Decreto para modernizar Estado carece de ações mais concretas, diz especialista

Medida foi publicada pelo governo no último dia 27

3 de fevereiro de 2021

O Decreto 10609/2021, publicado pelo governo no dia 27 de janeiro no Diário Oficial, institui a Política Nacional de Modernização do Estado e o Fórum Nacional de Modernização do Estado.

Raphael Sodré Cittadino, sócio-fundador do Cittadino, Campos & Antonioli Advogados, presidente do Instituto de Estudos Legislativos e Políticas Públicas (IELP) e professor no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), explica que o decreto atualiza uma política pública iniciada em 2015 com o “Programa Bem Mais Simples”, que já tinha sido atualizado pelo Plano de Desburocratização, de 2017.

Segundo o advogado, as medidas anunciadas são importantes, mas carecem de ações mais concretas e efetivas. “São relevantes porque demonstram a intenção do Estado em modernizar, desburocratizar os serviços públicos em prol do cidadão e da competitividade do setor público e privado. No entanto, não constam, nem nos decretos iniciais, nem neste novo decreto, nenhuma ação concreta e efetiva de desburocratização”, diz.

Ainda de acordo com Cittadino, são diretrizes gerais, que atualizam um conselho que já existia, mas que não vinha tendo um funcionamento regular há tempos. “Espera-se que o Fórum Nacional de Modernização, que substitui o Conselho Nacional de Desburocratização, reúna-se com a frequência necessária e coordene ações para simplificar o governo, como a digitalização de todos os procedimentos administrativos, a criação e a atualização dos portais de cada órgão, entre outras medidas importantes”, conclui.

Notícias Relacionadas

Notícias

Projeto restringe liberdade condicional de preso

Proposta também amplia punições relacionadas ao uso de celulares em presídios

Notícias

Relação Brasil-China passa por “desgaste momentâneo”, diz CEO do Lide China

Participação da Huawei em leilão deve entrar em discussão sobre vacina