Notícias

De alma e coração!

Projetos do INW já beneficiaram mais de 100 mil pessoas

5 de abril de 2022

Emerson Lima

*Texto publicado originalmente na Folha

Faça o que lhe cabe e o que está ao seu alcance nesse momento. Um dia me ajudaram a fazer exatamente esse caminho. Felizmente, ele não tem volta” (Anne Wilians). ​

A advogada e administradora Anne Wilians planejou, enquanto crescia, contribuir para a emancipação humana e o desenvolvimento social.

Desde menina, a filha de pequenos empresários do setor de saúde acompanhava os pais nas diversas ações assistenciais que eles realizavam na Ilha de Marajó (PA).

“Passei a infância participando de projetos sociais que auxiliavam pessoas a terem acesso à saúde e a outras necessidades básicas. Era o mínimo para que algumas comunidades pudessem ter sua dignidade e vida garantidas”, lembra Anne. “Não era exatamente esse tipo de ação que eu desejava realizar. Mas foi o que me instigou a buscar uma forma que ajudasse realmente a transformar a vida das pessoas a longo prazo.”

Enquanto fazia o curso de Direito, Anne amadurecia a ideia de como poderia contribuir para a redução das desigualdades sociais, ao mesmo tempo em que se especializava em Administração e em Gestão da Inovação Social.

“Sempre podemos aprimorar nossa sensibilidade social, encarar as diferenças existentes de forma respeitosa, elaborar e participar de estratégias para fortalecer e promover a equidade”, ressalta.

O sonho de Anne se concretizou em 2017, com a fundação do INW – Instituto Nelson Wilians.

Em apenas cinco anos de existência, completados em março deste ano, os projetos do INW beneficiaram mais de 60 mil pessoas diretamente e outras cerca de 100 mil indiretamente, em todos os estados do país e no Distrito Federal.

“Desde a fundação do INW, fizemos a escolha de impactar a vida de pessoas de maneira que elas pudessem exercer plenamente a sua cidadania, a partir da potencialização da consciência sobre seus direitos”, explica Anne Wilians.

A trajetória de existência do INW se une à jornada de compreensão social de Anne e de seu marido, Nelson Wilians, fundador e presidente do Nelson Wilians Advogados e do NW Group.

Ambos tiveram suas vidas norteadas e transformadas pela educação, que os levou ao Direito como profissão. Esse fato ajuda a compreender o porquê em seu mote o instituto tem a Educação e o Direito como ferramentas para alcançar justiça social.

“Nossas iniciativas de responsabilidade social têm como propósito a emancipação das pessoas e a promoção da justiça social. Por meio delas, o INW quer possibilitar aquilo que deveria ser parte da formação de todo cidadão: conhecer os seus direitos”, conta Anne. “O INW desenvolve e investe em projetos com foco em Educação e Direito, em três frentes: voluntariado social, pro bono e projetos sociais, todos com recursos próprios.”

A capilaridade é um dos diferenciais do INW. Mais de 4.000 voluntários por todo o país estão comprometidos com a missão e os valores do instituto. Conectado a 140 organizações, que também impulsionam o rompimento das barreiras das desigualdades e das vulnerabilidades, o INW realiza um amplo trabalho de campo para conhecer as organizações sociais e as comunidades atendidas.

Anne Wilians é ainda incansável no combate à violência contra a mulher. Ela é uma das fundadoras do Projeto Justiceiras, que atende meninas e mulheres vítimas de violência doméstica, que aumentou 36% com a pandemia; ajudou a estruturar o Movimento Me Too no Brasil; é conselheira do Bem Querer Mulher e embaixadora do SOS Mulher.

“A nossa legislação avançou muito nos últimos anos, mas precisamos caminhar ainda mais. As empresas devem ser envolvidas no diálogo, a sociedade deve ser sensibilizada para prevenir, combater e identificar situações de violência doméstica.”

Mãe de três filhos pequenos, Anne ainda encontra tempo para expandir seus conhecimentos acadêmicos. Nos últimos três anos concluiu o programa de pós-graduação em Inovação Social, do Amani Institute, e o curso de aperfeiçoamento da Universidade de Oxford, sobre liderança feminina.

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo” (Paulo Freire).

Com o propósito de oferecer uma ferramenta para a construção prática de pilares essenciais a um negócio com impacto positivo para a sociedade, respeitando um modelo sustentável e duradouro, em 2021, Anne lançou o livro “Empoderamento Social Feminino”.

“O empreendedorismo social feminino ainda é pouco explorado em nosso país. Para dar bons resultados, a ideia precisa ser bem definida e ir ao encontro do que o mercado está apto a absorver”, explica Anne. “Os negócios que fazem o bem são possíveis, sustentáveis e com possibilidade de serem rentáveis.”

No Relatório de Impacto Social 2017-2021, que celebra os cinco anos do Instituto Nelson Wilians, apresentado na semana passada, Anne reforça que o ser humano, o sujeito de direitos, esteve e continua no centro de todas as suas iniciativas.

“As pontes construídas nos ligaram às organizações e pessoas sedentas pela mesma transformação que causamos. Ninguém passa pelo INW sem ter experiências sociais de troca, de reflexão e de sensibilização para o compromisso com a sociedade”, acrescenta a presidente do INW. “Faça o que lhe cabe e o que está ao seu alcance nesse momento. Um dia me ajudaram a fazer exatamente esse caminho. Felizmente, ele não tem volta.”

Foto: Emerson Lima

Notícias Relacionadas

Notícias

Corte de Apelação confirma sentença de Robinho

Defesa do jogador tem apenas mais uma instância para recorrer

Notícias

Juízes trabalhistas pedem que audiências telepresenciais sejam facultativas

Associação alerta que audiências virtuais nem sempre são possíveis