Notícias

CVM aperta o cerco contra influenciadores especializados em investimentos

Profissionais ganharam 36 seguidores por minuto só no ano de 2021

17 de maio de 2022

Dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) indicam que 1,1 milhão de pessoas físicas passaram a investir em renda variável entre 2020 e 2021. Com esse crescimento, aumentou também a relevância das redes sociais na tomada de decisão desses investidores que já somam 4,2 milhões de pessoas. Nesse cenário, os influenciadores digitais passaram a ser uma das principais fontes de informação para investidores. Preocupada com esse movimento, recentemente, a CVM e ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) criaram um convênio para monitorar as atividades de influenciadores digitais que atuem com recomendações de investimentos nas redes sociais. A autarquia também emitiu um Ofício Circular com orientações sobre o tema, além de incluir em sua agenda regulatória para 2022 estudos sobre o assunto.

Pesquisa divulgada recentemente pela ANBIMA mostrou que influenciadores de investimentos ganharam 36 seguidores por minuto só no ano de 2021. São, ainda de acordo com a pesquisa, 406 mil publicações sobre o tema nos perfis estudados – um post a cada dois minutos.

“Os dados mostram o quanto este tema tem ganhado relevância no Brasil e no mundo”, afirma Jonathan Mazon, advogado sócio do Junqueira Ie Advogados, e que atua com mercado de capitais e governança. De acordo com Mazon, os influenciadores atendem uma demanda de interesse por investimento e por informações que acessíveis para quem não atua no mercado financeiro. Ele separou pontos positivo, negativo e o desafio deste novo cenário:

Ponto positivo: Educação financeira não requer registro na CVM e a democratização do conhecimento é, de fato, útil e necessária para o público ainda não familiarizado com a bolsa de valores, bem como com os ativos negociados e as operações realizadas naquele ambiente.

Ponto negativo: O problema começa quando um profissional passa a fazer recomendações de investimentos sem estar qualificado para isso ou em situação de conflito de interesse. É necessário garantir, por exemplo, que os profissionais que divulgam as suas análises com regularidade e recebem remuneração, ainda que indireta, para isso, estejam sujeitos às regras e à supervisão da CVM.

Desafio: Embora recomendação de investimentos seja sempre assunto para profissionais habilitados conforme as normas de cada país, nos Estados Unidos, por exemplo, existem também normas de transparência em relação à forma como os influenciadores digitais são remunerados pelas suas atividades. Ou seja, tanto os influenciadores quanto os negócios endossados por eles devem divulgar ao público a existência desses contratos. Por meio da Análise de Impacto Regulatório (AIR) que a CVM planeja realizar em 2022, a autarquia estará diante da sensível missão de definir a fronteira entre educação financeira e o exercício irregular da atividade de analista no Brasil.

Notícias Relacionadas

Notícias

Obras de artes criadas com IA não possuem direitos autorais

Advogada explica que apenas criações humanas são amparadas pela Lei