Notícias

Cuidado com leilões virtuais deve ser redobrado

É preciso cautela para não acabar tendo que desembolsar mais do que o planejado

23 de novembro de 2020

Leilões virtuais atraem muitos interessados. É preciso, no entanto, atenção com ofertas muito baixas. Reportagem do Agora apontou quais são os principais cuidados que o participante deve adotar para não cair em um golpe.

Cada leilão tem um edital próprio em que constam o leiloeiro responsável e seu número de registro em Junta Comercial, além de trazer as regras do leilão (tempo entre lances e quando se encerra a venda), o valor inicial e as condições de pagamento. Também estão detalhados quais são os deveres de quem comprar o bem.

É mais difícil saber se um site de leilão é falso do que ver com os próprios olhos uma casa de leilões. A prevenção contra isso, segundo Sergio Russo Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians & Advogados Associados, começa com a análise cuidadosa da autenticidade do site. É possível checar se há um selo HTTPS (no canto esquerdo da barra onde escrevemos o endereço do site haverá um cadeado que, ao clicar, indica se a conexão é segura).

Também vale buscar por referências do site em questão em outros endereços que reúnem reclamações sobre serviços e possíveis fraudes. Por fim, deve-se sempre checar o edital do leilão, o registro do leiloeiro em Junta Comercial e as informações legais do bem a ser adquirido.

Notícias Relacionadas

Notícias

Ausência de prova de comunicação torna a renúncia ineficaz, diz STJ

Ministro apontou que rever decisão do TJ-SP exigiria o revolvimento de fatos e provas

Notícias

Ficar vencido não gera impedimento para julgamentos, decide STJ

TJ-PR havia entendido que o relator originário nem poderia participar de julgamentos posteriores, seja como revisor ou como vogal