Notícias

Continuidade de prisão preventiva divide especialistas

STF entendeu que soltura não pode ser automática após 90 dias

20 de outubro de 2020

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de proibir a soltura de detentos após o prazo de 90 dias da prisão preventiva dividiu especialistas. Os ministros chegaram a esse entendimento no julgamento do caso do traficante André Macedo, o André do Rap, que conseguiu um habeas corpus, assinado pelo ministro Marco Aurélio Mello, com base no artigo 316 do Código de Processo Penal.

Segundo a lei, a necessidade da prisão preventiva deve ser revista a cada 90 dias, “mediante decisão fundamentada, de ofício, sob pena de tornar a prisão ilegal”. Com a mudança, apesar de a lei especificar que a prisão é ilegal, não há obrigatoriedade de relaxá-la.

Ao Correio Braziliense, o criminalista Conrado Gontijo, sócio fundador do Corrêa Gontijo Advogados, considerou a decisão um “absurdo completo”. “O Supremo, na verdade, legitima uma prisão que a lei considera ilegal e diz que ela não pode ser revogada”.

Ainda de acordo com Gontijo, a decisão passa “uma mensagem péssima e esvazia o artigo 316”. “Esse dispositivo vem para proteger uma série de pessoas que não tem condição de acesso ao sistema de Justiça e fica esquecida.”

Já a advogada constitucionalista Vera Chemim vê como positiva a decisão de impedir a soltura automática de presos. “Tem de haver prazo, mas não pode ser o automatismo. Presumo que, de agora em diante, todos esses juízes ficarão mais atentos para que essa prisão não caracterize excesso de prazo”.

Notícias Relacionadas

Notícias

Mulher não precisa mais do aval do cônjuge para cirurgia de esterilização

Lei sancionada no dia 2 de setembro teve um prazo de 180 dias para passar a valer

Notícias

Acordo entre tribunais superiores fortalece segurança jurídica

Integração permitirá atualização constante de advogados, juízes e promotores