Notícias

Condomínios podem interditar áreas comuns para combater pandemia

Direito à propriedade não pode se sobressair ao de saúde, avaliam advogados

19 de março de 2020

Em meio à pandemia do coronavírus, condomínios vêm interditando áreas de uso comum para combater a propagação da doença. À ConJur, advogados afirmaram que a medida é legal.

O sócio coordenador do Departamento de Direito Imobiliário do BNZ Advogados, Rodrigo Ferrari Iaquinta, disse que “nenhum direito é absoluto e essa máxima também se aplica ao direito de propriedade”.  Para o advogado, em crises como a atual, o fechamento de áreas comuns visa o bem coletivo, sendo, portanto, permitido.

Entre as áreas que podem ser fechadas estão piscinas, churrasqueiras, salões de jogos e festas e academias de ginástica. As proibições podem ser parciais ou totais.

“Pelo artigo 1.348, inciso V, do Código Civil, o síndico tem o dever de zelar pela prestação dos serviços que interessem aos moradores”, lembrou Iaquinta. “É prudente, depois ou até mesmo antes de deliberar sobre as medidas emergenciais, que o síndico convoque uma assembleia extraordinária para tratar do tema”, completou.

A advogada Ligia Azevedo Ribeiro Sacardo, sócia da área Cível e do Consumidor do Rayes & Fagundes Advogados Associados, destacou que, apesar de a restrição de acesso a áreas comuns dos prédios poder ser encarada como uma violação do direito de propriedade, o direito à saúde também é garantia constitucional.

“A proibição tem que ser para todos e não para aqueles diagnosticados com a Covid-19. Também não deve ser proibida a utilização de áreas de acesso essenciais, como elevadores e escadas, podendo haver, no entanto, sugestões de limite de usuários. Mas caberá aos condôminos acolher, ou não”, explicou.

Notícias Relacionadas

Notícias

Após prisão indevida, dono da Dolly cobra indenizações de procuradores

“A verdade. Eu só quero a verdade”, diz Laerte Codonho

Notícias

Empresa é responsável por preservação de calçada em que idosa caiu

Construtora precisará pagar indenização à vítima de queda