Notícias

Com crise apenas no início, empresas devem poupar

Governo tenta amenizar efeitos da crise por conta da pandemia

2 de abril de 2020

As consequências econômicas da pandemia da Covid-19 ainda são incertas, a crise está apenas começando e é preciso cautela. Essa é avaliação do tributarista Tiago Conde, sócio do escritório Sacha Calmon Misabel Derzi – Consultores e Advogados, ouvido pelo Jota.

“Atualmente a gente tem orientado aos empresários que têm caixa que guardem porque é só o início de um processo que deve durar, no mínimo, de dois a três meses”, alerta.

Órgãos de fiscalização e o governo já anunciaram uma série de medidas a fim de amenizar os efeitos da crise. Os prazos processuais judiciais foram suspensos em todo o país por determinação do Conselho Nacional de Justiça até o dia 30 de abril. Os processos administrativos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) foram suspensos até 30 de abril e os da Receita Federal até 29 de maio. Alguns estados suspenderam ICMS de alguns produtos. O Distrito Federal, por exemplo, definiu a isenção do ICMS para mercadorias como o álcool em gel. No Rio de Janeiro, serviços de energia elétrica e de comunicação também estão com suspensão fiscal por 180 dias. E no Maranhão, o prazo de pagamento do IPVA foi prorrogado.

Essa variedade de datas e de normativos têm demandado atenção das empresas, que reclamam das decisões e prazos pulverizados na consolidação de estratégias diante da crise.

Notícias Relacionadas

Notícias

STJ autoriza seguro garantia em lugar do depósito em dinheiro

Código de Processo Civil de 2015 equiparou modalidades de pagamento

Notícias

Falta de vínculo permanente afasta condenação por associação para o tráfico

6ª Turma do STJ manteve a condenação referente ao crime de tráfico de drogas a três acusados