Notícias

Cerco à indústria do fumo não se justifica, dizem advogados

Processos pedem ressarcimento aos cofres públicos do tratamento de doenças

25 de agosto de 2020

São vários os processos na Justiça relacionados à indústria do cigarro. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a Advocacia Geral da União (AGU) entrou com uma ação civil pública pedindo o ressarcimento aos cofres públicos do tratamento de 26 doenças, nos últimos cinco anos, que têm direta relação com o consumo do cigarro. Também foram incluídos na ação os valores previstos para serem gastos nos próximos anos com esses tratamentos e uma indenização por danos morais coletivos.

O portal LexLatin ouviu especialistas sobre o assunto.

Para Ulisses Sousa, sócio do Ulisses Sousa e Advogados, as doenças associadas a uso do cigarro podem ter várias outras causas. “Não há como se estabelecer, com precisão, em relação a um indivíduo, uma relação de causa e efeito entre o uso do cigarro e o desenvolvimento de uma determinada enfermidade. Associar, com base em estatísticas, o câncer ao uso de cigarro não é suficiente para fazer surgir o dever de indenizar. Até mesmo porque a referida enfermidade pode ter várias outras causas, várias delas associadas a fatores internos (carga genética) e outras a fatores externos (hábitos de vida do sujeito)”.

Geraldo Wetzel Neto, sócio da área tributária e de ICMS da Bornholdt Advogados, explica que os fumantes já contribuem de forma diferenciada pelo consumo do produto que potencialmente pode gerar um gasto excepcional em saúde, já que o cigarro tem preço mínimo tabelado e que sua tributação pode variar entre 60% e 80% do valor do produto. “Sob este aspecto, importante lembrar que grande parte do cigarro consumido no Brasil é contrabandeada, o que também desequilibra a balança tributária que poderia, talvez, suprir os gastos em saúde caso essa parcela não fosse tão significativa”, afirma.

Wilson Sales Belchior, sócio do Rocha, Marinho E Sales Advogados, defende que a judicialização da questão contraria a lógica de livre mercado. Para ele, eventuais externalidades causadas por um setor econômico não podem ser objeto de pedidos de indenização baseados em justificativas amplas.

Adib Abdouni, advogado constitucionalista e criminalista, considera sedutora a pretensão da União de ressarcir os gastos do SUS com o tratamento de doenças decorrentes do fumo, mas a iniciativa não tem eficácia do ponto de vista jurídico.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF pode validar imposto sobre heranças transmitidas no exterior

Toffoli diz que leis estaduais que tratam do assunto são inconstitucionais

Notícias

CNJ anuncia metas do Poder Judiciário para 2024

Julgar mais processos que os distribuídos é um dos objetivos