Notícias

Casos de assédio moral preocupam empresas

Advogada defende o desenvolvimento de políticas de compliance para combater o problema

2 de dezembro de 2021

Com a pandemia, cresceu ainda mais a utilização de aplicativos como WhatsApp, Telegram e videoconferências para a comunicação profissional. As ferramentas foram essenciais para que empresas seguissem com suas atividades. Por outro lado, esses programas podem facilitar o assédio moral. Provas obtidas a partir de e-mail e aplicativos de mensagens já são aceitas pela Justiça.

Ouvida pelo LexLatin, Ana Carolina Machado Lima, advogada trabalhista e sócia do SGMP Advogados, defendeu o investimento em compliance. “É natural que no contexto de implantação do trabalho à distância, sobretudo no cenário imposto pela pandemia, em que tudo foi feito às pressas, tenham surgido ruídos entre empresas e trabalhadores. Porém, cabe ao empregador cuidar para que as arestas sejam aparadas e desenvolver políticas de compliance que identifiquem, combatam e, sobretudo, previnam qualquer tipo de assédio”, comentou.

“A modalidade de serviço à distância pode, inclusive, coibir práticas abusivas, considerando que todas as conversas, e-mails e até reuniões ficam registradas em meio digital e podem servir como meio de prova. No trabalho presencial, até mesmo a apuração de eventual conduta excessiva pode restar prejudicada, pois os fatos, em regra, acontecem sem testemunhas”, completou Ana Carolina.

Notícias Relacionadas

Notícias

Juiz suspeito de atuar como coach tem redes sociais bloqueadas

Há indícios de que postagens afrontam normas que regem a magistratura brasileira

Notícias

PCdoB questiona restrições a nomeações para a direção das estatais

Lei prevê quarentena de 36 meses para pessoas que trabalharam em campanhas eleitorais