Notícias

Cai número de eleitores com menos de 18 anos

Para advogado, fechamento dos cartórios e desinteresse podem explicar queda

28 de setembro de 2020

fabio rodrigues pozzebom agência brasil

O número de eleitores com menos de 18 anos aptos a votar nas eleições municipais deste ano caiu 55,4% em relação ao pleito de 2016, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). No total, são pouco mais de 1,030 milhão de brasileiros com 16 ou 17 anos que poderão escolher seus representantes – há quatro anos, eram 2,3 milhões.

Assim, o percentual de eleitores com menos de 18 anos passou a representar menos de 0,7% dos 147,9 milhões de brasileiros com direito de votar, contra 1,6% dos 144 milhões de eleitores em 2016.

Ao R7, o advogado especialista em Direito Eleitoral Tony Chalita, do BNZ Advogados, afirmou que a queda pela metade no número de eleitores com menos de 18 anos, para o quais o voto ainda é facultativo, pode ter sido motivada pelo fechamento dos cartórios em função da pandemia do novo coronavírus e um desinteresse geral dos jovens com a política.

A quantidade de eleitores cujo voto é facultativo cresceu 6,4%, de 13,6 milhões para 14,5 milhões. A alta foi puxada pelos eleitores mais velhos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Notícias

Simplificação de normas necessita de discussão, dizem advogados

Secretário afirmou que governo pretende consolidar mais de mil regras

Notícias

Condomínios podem interditar áreas comuns para combater pandemia

Direito à propriedade não pode se sobressair ao de saúde, avaliam advogados