Notícias

Bancos eliminam quase 80 mil vagas de trabalho

Levantamento do Dieese foi baseado em dados do Caged

30 de dezembro de 2020

Os bancos eliminaram 78.155 postos de trabalho entre janeiro de 2013 e outubro de 2020. Neste intervalo, foram registradas 303,7 mil demissões e 225,5 mil contratações. O levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério da Economia, foi divulgado pela Folha.

Nos primeiros dez meses de 2020, o setor apresenta um saldo negativo de 8.086 vagas, sendo 13,7 mil contratados contra 21,8 mil desligados no período.

De acordo com especialistas, a digitalização do sistema financeiro explica essa reestruturação.

Ao jornal, o sócio do Peixoto e Cury Advogados, Carlos Eduardo Dantas Costa, disse que o compromisso público de não demitir, feito pelos bancos em março, no início da pandemia, não se traduz em garantia de emprego ou de estabilidade.

“A pandemia e a quarentena, por si só, não impedem que as pessoas sejam demitidas”, afirmou o advogado. “Claro que houve um super esforço da sociedade e do governo para evitar demissões em massa, mas esse compromisso não é garantia permanente.”

 

Foto: Divulgação

Notícias Relacionadas

Notícias

Contribuição previdenciária incide sobre auxílio-alimentação, diz STJ

Tese vale para o benefício pago em dinheiro ao trabalhador

Notícias

Em livro, juíza reflete sobre trabalho doméstico e desigualdades

Obra parte da análise de tragédia para compreender as estruturas sociais do país