Notícias

Ato normativo não pode impor restrição sem previsão em lei

Empresa poderá compensar tributos independente de Escrituração Contábil Fiscal

23 de abril de 2020

O juiz Hong Kou Hen, da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo, concedeu liminar a uma empresa do ramo de construção para permitir a compensação tributária, independentemente da prévia apresentação da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). A liminar possibilita que a empresa compense o valor de R$ 3,5 milhões de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.

O magistrado entendeu que o ato normativo infralegal, especialmente em matéria tributária, como a IN 1.765/2017, da Secretaria da Receita Federal, não pode impor restrição não prevista em lei, sob pena de afronta ao princípio da legalidade.

“A lei é clara, o saldo credor de imposto recolhido em excesso poderá ser compensado pelo contribuinte nos períodos de apuração subsequentes, ou seja, no período de apuração seguinte. Ora, a IN 1.765/2017, ao condicionar o recebimento dos pedidos de restituição e declaração de compensação à prévia apresentação e processamento da ECF, acabou por restringir, ilegalmente, o exercício do direito de repetição de indébito ao mês de julho do período de apuração subsequente”, entendeu o juiz.

A empresa foi representada pelo advogado Roberto Carlos Keppler, sócio do escritório Keppler Advogados Associados.

Notícias Relacionadas

Notícias

ITCN promove webinar sobre etarismo, tecnologia e desigualdade regional

Encontro discutirá as dificuldades vinculadas ao acesso tecnológico no país

Notícias

Escola deve pagar indenização por não coibir casos de bullying

Para TJSP, colégio nada fez para solucionar a questão