Notícias

Advogados sugerem soluções extrajudiciais durante a crise

Pedidos de recuperação judicial cresceram 68,6% em maio

18 de agosto de 2020

Os pedidos de recuperação judicial cresceram 68,6% em maio na comparação com abril, segundo números da Boa Vista Serviços. Especialistas ouvidos pela ConJur apontam que é mais viável recorrer a soluções extrajudiciais para tentar contornar os efeitos da crise.

Roberto Keppler, sócio da Keppler Advogados Associados, acredita que o caminho para empresas em crise nem sempre passa por uma recuperação judicial. “A recuperação exige conhecimento técnico, assessoria especializada e tem custos caros. É um remédio que pode até ser usado, mas com ponderação e não se aplica a pequenas e médias empresas”, comenta.

Keppler lembra que existe uma tendência até do Judiciário de evitar a recuperação judicial com a implementação de ambientes de conciliação e mediação. “O que falta muitas vezes na empresa em uma negociação é demonstrar claramente um diagnóstico claro do que aconteceu com a empresa e um plano sólido para sair da crise”, diz.

Para Domingos Fernando Refinetti, advogado, sócio da área de Recuperação Judicial do escritório WZ Advogados, é preciso que o empresário tenha senso crítico e não adie a resolução dos problemas. “Muitas empresas enxergam a recuperação judicial como uma simples oportunidade de postergar o pagamento de dívidas. Temos que usar essa ferramenta como um mecanismo efetivo de reestruturação de empresas”, explica.

Notícias Relacionadas

Notícias

STF mantém entendimento sobre fim de eficácia de decisões definitivas

Corte, porém, isentou empresas de multa e reduziu impacto de julgamento

Notícias

Benefícios para funcionários de estatais privatizadas podem ser renegociados

Salários também podem ser reduzidos, desde que a jornada diminua, dizem advogadas