Notícias

Advogados defendem rigor na investigação de força-tarefa

Procuradores teriam cometido irregularidades em processos

2 de julho de 2020

Divulgação/MPF-PR

Advogados criminalistas e constitucionalistas defenderam, nesta quarta-feira (dia 1º), que o Tribunal de Contas da União apure com rigor se a autodenominada “força-tarefa da lava jato” no Paraná cometeu irregularidades na compra, uso e desaparecimento de aparelhos de interceptação telefônica e na rotina de distribuição de processos. O pedido foi feito pelo Ministério Público após reportagem do site ConJur sobre o assunto.

O advogado criminalista Daniel Bialski disse que o fato, se confirmado, é gravíssimo. “Há uma grande discussão no meio jurídico, principalmente, sobre a quebra da cadeia de custódia da prova e a manutenção desses arquivos na sua forma original era a maior demonstração ou não, se isso foi preservado ou não. Essas teses ainda estão sob observação em diversas instâncias. E, realmente, se for necessária uma perícia e não existirem os arquivos originais, compromete de forma absoluta a validade dos elementos que foram colocados. Isso porque não teria como se periciar e provar a eventual ilicitude. Diante disso, aguardam-se as conclusões que devem gerar consequências nos âmbitos de todos os processos em que isso for contestado”.

Daniel Gerber, advogado criminalista com foco em gestão de crises e compliance político e empresarial, defende a averiguação dos atos praticados pela equipe de Curitiba, assim como de qualquer outra que esteja, pelo seu caráter público, sujeita à constante análise daquilo que realiza. “No caso concreto, principalmente, depois de uma repercussão negativa por parte dos procuradores de Curitiba, se mostra ainda mais acertada a recomendação. Eis que, sem dúvida alguma, a força tarefa da lava jato, em nada devendo, jamais deveria ter abandonado cargos em nome de uma mera inconformidade”, avalia.

Para o advogado e ex-conselheiro nacional do Ministério Público Almino Afonso Fernandes, sócio no Almino Afonso & Lisboa Advogados Associados, as denúncias devem ser apuradas em toda sua extensão, não só pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), enquanto órgãos de Controle Externo, no que tange aos aspectos administrativo, financeiro e disciplinar, invocados, como também precisam ser objeto de investigação criminal. “É preciso verificar as condutas passíveis de sanção penal, sem prejuízo de oportuna responsabilização civil daqueles que deram causa a eventual prejuízo ao erário”, afirma.

De acordo com o advogado constitucionalista e criminalista Adib Abdouni, o compartilhamento não formalizado de dados “resultou no acesso antecipado de seu conteúdo e representa — mesmo sob o fundamento de decorrer de uma cooperação internacional — quebra do regramento jurídico-processual de produção do acervo probatório destinado à acusação penal, à míngua do deferimento prévio judicial para que o órgão acusatório se debruçasse sobre o material, especialmente por comprometer a fidedignidade da prova produzida, posto que sujeita a eventual adulteração em qualquer momento da cadeia de custódia da referida documentação, a prejudicar a defesa técnica, e, sobretudo, o acusado”.

 

Foto: Divulgação/MPF-PR

Notícias Relacionadas

Notícias

NWADV vai auxiliar empresas na implantação de estratégias ESG

Deixar de tratar dessas questões pode ser prejudicial aos negócios, diz advogado

Opinião

Como castelo de areia, ‘lava jato’ se desfaz

Relação interpessoal não deve existir entre juiz e órgão acusador