Notícias

Advogados apontam conflito entre órgãos reguladores

Comitê e ANPD terão atuações semelhantes, avaliam especialistas

1 de julho de 2020

Criado no final do ano passado por decreto, o Comitê Central de Governança de Dados tem como objetivo estabelecer “diretrizes para a categorização de compartilhamento amplo, restrito e específico” referente à proteção de dados pessoais. Sua forma de atuação semelhante à da ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) tem gerado questionamentos de especialistas. Os dois órgãos ainda estão em formação.

“Se nós tivéssemos a Autoridade definida, isso não teria vindo à tona. Elas andariam em paralelo, apesar de eu não concordar com o que prevê o decreto. Criar um comitê de governança de dados, controlado pelo governo, é como substituir ou colocar no lugar da Autoridade”, apontou ao LexLatin o sócio da P&B Compliance e especialista em Proteção de Dados, Lucas Paglia.

O Comitê, cujo papel é gerir a base única cadastral do governo, pode também entrar em conflito com a ANPD, constituída para fins de analisar a proteção de dados em âmbito nacional, a partir da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada em 2018.

“Na LGPD houve este movimento muito grande buscando a efetivação desta lei”, afirma Matheus Campos, advogado de Contencioso Cível Estratégico do Rocha Marinho E Sales Advogados. “O que não necessariamente ocorreu com este comitê, criado por este decreto”.

 

Notícias Relacionadas

Notícias

Justiça autoriza penhora de aposentadoria para pagar honorários advocatícios

Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho considerou válida a medida

Notícias

Não pagar multa em agravo interno não impede análise de apelação posterior

Decisão é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça