Notícias

Advogados apoiam tipificação do crime de “stalking”

Prática de perseguição contínua pode levar a dois anos de prisão

5 de abril de 2021

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira (1) a Lei 14.132/2021, que tipifica o crime de perseguição, prática também conhecida como “stalking”. O texto, aprovado pelo Senado em 9 de março, insere o artigo 147-A no Código Penal. Agora, tentativas persistentes de aproximação física, envio repetido de mensagens, e-mails e aparições nos locais frequentados pela vítima podem ser punidos com pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa.

Advogados ouvidos pela ConJur aprovaram a nova legislação.

O advogado criminalista Daniel Bialski, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (Ibccrim) e sócio do Bialski Advogados, diz que a nova lei vai ajudar a prevenir prática muito comum em tempos de pandemia e redes sociais, especialmente em casos de término de relacionamento amoroso.

“A modernidade e a mudança da vida cotidiana impõem, sempre, atualizações da lei. Mais salutar seria uma ampla reforma na legislação penal e no processual penal. Contudo, essa implementação vem em boa hora, porque esta nova lei serve para punir quem infringir e perseguir essas vítimas nas redes sociais e, por conta da pandemia, o nosso mundo virtual está acalorado e muito mais habitado”, afirmou.

O criminalista André Galvão, sócio do Bidino & Tórtima Advogados, destacou que diversos elementos desse novo crime, como o constrangimento e a ameaça, já eram punidos individualmente por meio de tipos penais específicos.

“O que se vê, no entanto, é que o legislador resolveu criminalizar de forma específica a prática dessas condutas quando realizadas sob a forma de perseguição reiterada, revogando expressamente, ainda, a contravenção penal que punia, mais genericamente, a ‘perturbação de tranquilidade’”, disse.

Para o advogado Rafael Ariza, do escritório Daniel Gerber Advocacia Penal, “a tipificação da perseguição reiterada, por qualquer meio, criminaliza também o cyberstalking”. “Embora se trate de uma lei penal que dependa de complemento valorativo (tipo penal aberto), a tipificação da conduta era necessária, especialmente em razão das demandas da modernidade”, complementa.

Notícias Relacionadas

Notícias

Mãe deve prestar contas sobre pensão alimentícia, decide STJ

Para advogado, artigo do Código Civil determina a medida

Notícias

Feriado local previsto em lei federal não requer comprovação em recurso

Ministra Nancy Andrighi apontou diversos precedentes do STJ em decisão