Notícias

ADI de Bolsonaro contraria entendimento do STF, dizem advogados

Presidente discorda de medidas que restringem mobilidade e atividade econômica

22 de março de 2021

Marcos Corrêa/Presidência

O presidente Jair Bolsonaro protocolou, na última sexta-feira (19), uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no Supremo Tribunal Federal contra decretos no Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Bahia que restringiram a mobilidade e a atividade econômica. Para especialistas ouvidos pela ConJur, a medida não tem fundamento jurídico e atropela decisão do próprio STF.

Segundo a advogada constitucionalista Vera Chemim,  a própria Lei 13.979/2020 (que dispõe sobre as medidas para o combate à crise da Covid-19), invocada por Bolsonaro em sua petição, já prevê que as autoridades de cada ente federativo (União, estados e municípios) são competentes para operacionalizar as medidas que forem necessárias para proteger a saúde da população.

“Me parece que é equivocada a pretensão de Bolsonaro, na medida em que os entes federativos ostentam competência para implementar essas medidas restritivas, como, aliás, já decidiu o Supremo”, concorda Rafael Valim, especialista em Direito Administrativo, sócio do Warde Advogados. “Naturalmente, desde que isso seja feito com base em provas científicas, e não em meras opiniões dos governantes.”

Maristela Basso, professora de Direito Internacional da USP, segue o mesmo entendimento. “Os decretos já estão autorizados por decisão do STF, ampla o suficiente para permitir qualquer medida de defesa das vidas que se encontram nos limites de seus estados e municípios”, afirma. “Bolsonaro tenta criar cortina de fumaça para desacreditar governadores e prefeitos em uma clara disputa genocida de forças.”

Saulo Stefanone Alle, especialista em Direito Constitucional do Peixoto & Cury Advogados, diz que é possível que nem seja necessário analisar o mérito do pedido de Bolsonaro, porque ele pode padecer de um vício formal.

“É discutível a possibilidade de utilização de ação direta de inconstitucionalidade para confrontar decretos estaduais em cotejo com lei federal. Vale lembrar que o decreto deve sempre estar relacionado a uma lei, e sujeita-se normalmente a controle de legalidade. A lei é que, pela regra geral, está sujeita a controle de constitucionalidade. Há um problema formal, aqui”, explica.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência

Notícias Relacionadas

Notícias

NWADV aumenta vagas para deficientes

Escritório também disponibilizará treinamento em Libras aos colaboradores

Notícias

Bolsonaro não cometeu crime ao usar pseudônimos, diz advogado

Presidente omitiu identidade ao se submeter a testes para Covid-19